Lourenço Marques - Galeria de Fotos 3


O centro nevrálgico de toda a cidade: a Praça 7 de Março.
(depois Pç. Mouzinho de Albuquerque, novamente Pç. 7 de Março, e actualmente Pç. 25 de Junho)

Lado Norte

Pç. 7 de Março, lado norte, 1932

Durante a era dos tramways, é aqui que, aos domingos ou ao fim da tarde dos restantes dias da semana, se reúne toda a população da cidade - para ouvir música no coreto, beber um whisky com água tónica num dos vários kiosks da Praça enquanto se conversa, se conspira ou se sabem e comentam as últimas da província ou de Lisboa - estas com o adequado atraso motivado pela demora na chegada dos jornais portugueses que o Manuel Rodrigues vendia na sua loja na esquina da Joaquim Lapa...
Obviamente que é aqui que os tramways mais mostram a sua utilidade, transportando os cavalheiros, de fato de linho - por causa do calor -, e as suas damas elegantemente vestidas que seguram pela mão as suas criancinhas, de, e para, a Praça - como era simplesmente conhecida.
A imagem acima mostra um aspecto, certamente dum dia de semana, da Praça em 1932. O tramway (clique na foto para o ver em pormenor), vindo da Rua D. Luís, vira seguidamente à esquerda, para a Travessa da Fonte.

(Foto anónima na colecção de Alexandre Lobato, in Lourenço Marques, Xilunguíne - Lisboa, 1970 - Colecção de Emídio Gardé)

Lado Nascente

Pç. 7 de Março, lado nascente, 1907

Como em tudo também aqui há as preferências: uns frequentam este kiosk, outros aquele outro, e outros ainda um outro. Mas, felizmente, a Praça está bem guarnecida deles e há-os para todos os gostos...
O lado nascente da Praça dá para a Feitoria Holandesa, para o que sobra da antiga Fortaleza (a actual só vem a ser construída em 1940) e para a Capitania do Porto. Junto a esta é o terminus da linha de tramways para o Cemitério.
A foto acima, tirada em 1907 por ocasião da visita de S. A. R. o Príncipe D. Luís Filipe com Aires de Ornelas, mostra a linha de tramways junto ao cruzamento com a Rua da Feitoria Holandesa (Alexandre Herculano). Note-se que, para a esquerda, a rua continua, dividindo a praça ao meio e ligando-a à Rua Araújo - trajecto este o da linha férrea da praia. Ao fundo pode ver-se a grande chaminé em madeira da Central Geradora de Energia Eléctrica dos tramways, na Av. 24 de Julho, defronte do Cinema Manuel Rodrigues.

(Foto de Lazarus na colecção do Museu da Sociedade de Geografia de Lisboa, in Lourenço Marques, Xilunguíne - Lisboa, 1970 - Colecção de Emídio Gardé)

Pç. 7 de Março, lado nascente, 1911

Outro aspecto do mesmo ponto de vista, mas tirado em 1911, e a cores, do cimo do Capitania Buldings. O tramway em primeiro plano inicia a sua viagem até ao Cemitério, lá na Avenida Pinheiro Chagas (agora Av. Eduardo Mondlane).
(Reprodução dum postal da época, in Benvindo a Maputo!)

Capitania Buildings

O Capitania Buldings, o ponto final da linha do Cemitério - pode ver-se o tramway à esquerda da foto (clique na foto para o ver em pormenor). Este ramal vem a ser desactivado em 1922, quando a linha é prolongada, no seu lado norte, até ao Alto-Maé. Nessa altura, o terminus na baixa passa para a Pç. Mac-Mahon.

(Foto de Lazarus na colecção de Alexandre Lobato, in Lourenço Marques, Xilunguíne - Lisboa, 1970 - Colecção de Emídio Gardé)


A Travessa da Fonte

(posteriormente alargada, passou a ser continuação da Rua D. Luís)

Travessa da Fonte

A histórica Travessa da Fonte une a Praça com a Avenida D. Carlos (depois Av. da República e actualmente Av. 25 de Setembro). Por ele circulam, quer num sentido quer noutro, todos os tramways da cidade.
A imagem acima, de meados dos anos 20, vista da Av. D. Carlos em direcção à Praça, mostra as instalações fixas - em frente em direcção à Avenida Aguiar e desviando à direita, em direcção à Câmara, primeiro, e à Praia, agora - marginando uma esquina dum terreno vazio onde há-de ser construído o Continental...

(Reprodução dum postal da época - Colecção de Emídio Gardé)


Vai para a Galeria de Fotos anterior Retorna à Galeria de Fotos Retorna aos Tramways Eléctricos de Lourenço Marques Segue à Galeria de Fotos seguinte

2007.03.08