Lourenço Marques - Galeria de Fotos 1


Antes da inauguração - a encomenda

Eléctrico nº 12, de dois andares

Foto do tramway nº 12 no catálogo do fabricante, Electric Railway & Tram Carriage Works, Preston, Reino Unido, Maio de 1904. Uma anterior remessa de idênticos carros foi feita em Junho de 1903 à G. F. Milnes, Reino Unido.
Repare-se que os carros têm dois andares, com uma escada em cada topo: a imperial (o andar de cima) era destinada a africanos e asiáticos, enquanto que o andar de baixo era destinado a europeus.

(Foto da coleção de Allen Morrison, in The Dick, Kerr Album: A Souvenir of Preston Guild, 1972)

Eléctrico de dois andares

Foto dum tramway com imperial numa revista da época.
Como na foto acima, pode observar-se que a imperial era descoberta, enquanto que o piso de baixo era aberto lateralmente. Acredita-se que, além de Lourenço Marques, só para Porto Alegre, Brasil, é que foram construídos mais dois carros com esta configuração.

(Foto da coleção de Allen Morrison)

Actualmente não há certezas de até quando circularam os tramways com imperiais - mas certamente que não deverão ter chegado, sequer, ao final da década; mas, isso sim, há certezas das fortes reacções, manifestações e críticas severas à separação racial que elas significavam, sobretudo pela população indiana da cidade, largamente representada no comércio local, e que levaram à intervenção da Câmara Municipal.

Há poucas recordações fotográficas dos tramways com imperial circulando na cidade: aparecem subindo a Avenida Aguiar ou descendo a Avenida Central em postais datados de 1905 e 06.


Retorna a à Galeria de Fotos Retorna aos Tramways Eléctricos de Lourenço Marques Segue à Galeria de Fotos seguinte

2007.03.08