o que é?

Mas afinal, o que é Esperanto?

Esperanto - Língua Internacional

É uma língua internacional criada pelo Dr. Lázaro Luís Zamenhof, médico oftalmologista e filólogo nascido na Polónia em 1859, para facilitar a comunicação entre os povos do mundo inteiro. Esta língua foi lançada em 1887, pelo que mais de cem anos de utilização prática fizeram do Esperanto uma língua viva, capaz de exprimir qualquer nuance do pensamento humano.
 
Internacional e neutra

O Esperanto não pertence a um determinado povo ou país, mas sim a todas as pessoas do mundo inteiro. O seu objectivo não é o de substituir os idiomas nacionais, mas o de ser a segunda língua de cada povo. A principal vantagem desta língua é a de ser neutra, não estando assim ligada a nenhum país, religião ou ideal, não sendo, pois, veículo de qualquer tendência de hegemonia cultural, mas uma forma de estabelecer uma ponte entre as culturas.

 
Fácil

O Esperanto tem uma estrutura extremamente flexível, além de um vocabulário internacional. Tudo isso contribui para que - como demonstram numerosos trabalhos científico-pedagógicos - seja muito mais fácil de aprender do que qualquer outra língua.

Aprender Esperanto - para quê?

Para fazer amigos

em qualquer lugar do mundo - por exemplo, mantendo correspondência com pessoas de países distantes de culturas diferentes. A quem gosta de viajar, a rede de endereços 'Pasporta Servo' oferece alojamento gratuito em casa de pessoas que falam Esperanto, disponíveis em mais de 70 países.

 
Para participar

em encontros de Esperanto a nível local, nacional ou internacional, como os Congressos Universais de Esperanto, e muitos outros eventos de menores dimensões, que constituem uma experiência única de convívio e comunicação para os seus milhares de participantes.

 
Para descobrir outras culturas

através de um veículo internacional e neutro. O Esperanto tem uma vasta literatura, original e traduzida, cobrindo os mais variados temas, bem como filmes cinematográficos e canções. São publicados também numerosos periódicos e transmitidos programas de rádio em Esperanto em vários países do mundo.

Como aprender Esperanto?

Cursos e livros de estudo

estão disponíveis em clubes e associações na maior parte dos países. Além disso, devido à simplicidade do Esperanto, é também possível aprendê-lo facilmente em casa, através de material autodidáctico (livros, audiovisual, computador) ou por correspondência.

 
Contacte

o clube ou associação da sua cidade ou país, ou directamente a UEA – Universala Esperanto Asocio (Associação Universal de Esperanto), que tem membros em mais de 100 países, onde estão à disposição para informações mais detalhadas. Pela Internet, poderá aceder às páginas abaixo relacionadas, bem como à Multlingva Inform-Centro, onde encontrará explicações em português e muitas outras línguas.

 
Endereços:
Brazila Esperanto-Ligo
Liga Brasileira de Esperanto

Caixa Postal 03625
BR-70084-970 BRASÍLIA DF
Tel +55 (0)61. 226 12 98
Fax +55 (0)61. 226 44 46
e-mail bel@brnet.com.br
Portugala Esperanto Asocio
Associação Portuguesa de Esperanto
Rua Dr. J. Couto, 6 r/c A
PT-1500 LISBOA
Tel +351 (0)1. 714 13 59
Fax +351 (0)1. 793 39 24
e-mail bacano@cc.fc.ul.pt

Ligações a outros endereços sobre Esperanto